Objetivos

As tecnologias assitivas têm como principal objetivo oferecer ás pessoas com necessidades especiais mais independência qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação , mobilidade controle do seu ambiente habilidades do seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedaade.
È importante ressaltar que quando falamos em tecnologias assitivas, não podemos nos restringir apenas a complexos sistemas computadorizados, pois elas podem variar de um par de óculos a uma simples bengala.
Não se pode negar, no entanto , o importante papel das novas Tecnologias de Informação e comunicação TICs, que nas últimas décadas vêm se tornado, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização um meio concreto de Inclusão e interação no mundo No que se refere ao uso pelos portadores de necessidades especiais. As TICs são utilizadas através de Tecnologias Assistivas, quando o objetivo final desejado é a utilização do próprio computador, para o que são necessárias determinadas ajudas técnicas que permitam ou facilitem esta tarefa. As dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem têm encontrado uma ajuda eficaz na utilização das TICs como ferramenta ou ambiente de aprendizagem. Diferentes pesquisas têm demonstrado a importância dessas tecnologias no processo de construção dos conhecimentos desses alunos