introdução TCC

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA /PUC-RIO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO


















PERFIL DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS PUBLICAS DE MARABÁ
















Marabá -Pará
2010







INTRODUÇÃO



Por um longo período de tempo a educação especial foi interpretada como algo a parte, com currículo e espaço diferenciados da escola regular. Só muito recentemente com a concepção pedagógica e filosófica de educação inclusiva, garantida pela legislação, surge um novo paradigma, que exige dos sistemas de ensino mudanças drásticas em todas as suas estruturas, da arquitetura à disposição dos alunos em sala, não se admitindo mais espaços excludentes.
Este trabalho propõe apontar o perfil do processo de inclusão nas escolas públicas do município de Marabá de alunos cegos e com baixa visão. Sendo este um processo complexo e que gera muitas dúvidas e inquietações para o cotidiano escolar, pretende-se portanto analisar, neste trabalho, opiniões de professores por meio de questionários e observações in loco de como esta ocorrendo a inclusão enfocando aspectos como: a) apoio e formação, b) recursos tecnológicos c) dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, d) interação destes alunos com professores e colegas.
Enfim, o trabalho mostra como a educação inclusiva deveria ser no plano ideal, e posteriormente aborda um relato de aspectos reais de aplicabilidade da mesma nas escolas publicas de Marabá.