TCC

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA/PUC-RIO
ORIENTADORA : IAMARA DA SILVA VIANA
ALUNA CANAAN BEZERRA PEREIRA
TURMA: PA05
APRESENTAÇÃO, ESCOLHA E JUSTIFICATIVA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
APRESENTAÇÃO
Sou Canaan Bezerra, professora de Língua Portuguesa no ensino fundamental e no ensino médio nas redes municipal e estadual, respectivamente. Realizei o Curso de Graduação em Letras pela UFPa e estou atualmente cursando esta especialização em Tecnologias em Educação .pela PUC/Rio. No decorrer do curso aprendi muito sobre o uso das TICs no ensino, pude perceber a enorme contribuição dessas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem em todos os setores e em todas as áreas e que a utilização das mesma podem contribuir e muito para a formação da cidadania, uma vez que possibilita a inserção dos indivíduos no mundo tecnológico que cada vez mais torna-se globalizado.
Durante o curso me chamou atenção mais ainda a contribuição que elas podem oferecer para quem possui necessidades especias, pois na atualidade as tecnologias asistivas surgiram como importante recurso de inserção e inclusão social, facilitando o acesso ao lazer, a informação e a cultura , sendo portanto um instrumento facilitador que permite a presença da pessoas com necessidades especiais em praticamente todas as áreas profissionais, Por isso escolhi o tema 7: Escola : Inclusão e tecnologias assitivas , centrando a pesquisa sobre a cegueira total.
TEMA: INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS
PERGUNTA DE PARTIDA
O objetivo das tecnologias assistivas é proporcionar à pessoa com necessidades especiais maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade. Embora grande parte dos professores desconheçam os vários recursos existentes nas diferentes categorias, é evidente que o uso deles no ambiente escolar pode ajudar a integrar as pessoas com necessidades especiais na sociedade, por isso faço um questionamento como ponto de partida A escola que temos na atualidade está preparada para a inclusão? E mais...As tecnologias assistivas existem para auxiliar as pessoas com necessidades especiais a se integrarem na sociedade por que então a Inclusão não acontece de fato?
TIPO DE TRABALHO
Como não desenvolvo nenhum projeto nesta área escolhi como trabalho o Projeto de pesquisa/Pesquisa descritiva que parte do uso de levantamentos realizados por órgãos governamentais ou através de questionários elaborados pelo próprio pesquisador de acordo com seu interesse e assunto, para fazer análises e descrições gerando assim pesquisas.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TIPO DE TRABALHO
Tenho interesse pelo tema, mas não desenvolvo nenhum trabalho na área , por isso , a meu ver, o tipo de trabalho mais adequado é o Projeto de pesquisa /Pesquisa descritiva, assim poderei usar como recursos: a observação in locu, para verificar como é o desempenho desses alunos na sala normal e suas relações com colegas e professores; e questionários que serão respondidos por alunos com necessidades especiais visuais , professores que trabalham na escola normal com os referidos alunos e os professores que desenvolvem atividades com os mesmos nos Centros de Apoio Pedagógico(CAP) e Salas de Recursos, Torna-se também de vital importância relatar os tipos de tecnologias assistivas que são disponibilizadas para serem usadas com esses alunos para auxiliar no processo ensino /aprendizagem.